- Área: 320 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: ACINDAR, Ciment Argentina, Dino Buossi, Holcim Argentina, IndusParquet Argentina, VidPia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência MC2 está localizada ao sul da cidade de Córdoba no "Jardines del Jockey", um bairro residencial que fica próximo ao hipódromo e onde ainda se conserva um passado ligado à atividade equestre.
Um lote com orientação oeste - leste e uma grande alfarrobeira (árvore nativa) em seu interior foram os pontos de partida para o desenvolvimento desta casa, onde a árvore foi, desde o início, o elemento que definiu o projeto. Todas as ações e decisões de intervenção foram baseadas em sua preservação e conservação.
O principal desafio foi desenvolver o complexo programa exigido dentro da superfície do terreno sem comprometer sua integridade.
Para tanto, a linha de construção foi definida logo atrás da árvore e a casa foi resolvida em dois grandes volumes sobrepostos. Um primeiro volume no nível térreo, contendo a área pública paralela à rua e a área de serviço perpendicular a ela na parede divisória direita. O segundo volume, exclusivo da área privada, localizava-se no último andar, sobre todos os serviços. Da mesma forma, a transparência e a abertura da área pública foram trabalhadas para aumentar a profundidade espacial do terreno tanto da frente quanto na parte posterior. Esta conexão visual entre o verde dos seus jardins através da sala de estar, sala de jantar e galeria, permitiu a incorporação da árvore na experiência diária destes ambientes.
Na proposta geral foi também adicionada um espaço projetado especialmente para atividades de entretenimento e armazenamento de vinho, que foi desenvolvido em sua totalidade no nível do subsolo, e que é acessado a partir do núcleo de circulações verticais.
Por se tratar de uma casa localizada em um bairro aberto, a questão da segurança foi um fator determinante no momento da resolução formal e estética do todo. O sistema de grelhas exteriores - fixas e móveis - acabou por ser não só um impedimento, mas também se tornou a "assinatura visual" desta casa.
Finalmente, a escolha dos materiais baseou-se na busca pela menor manutenção possível no futuro, bem como na otimização do tempo durante a fase de construção. Para tanto, alvenaria de tijolos combinada com uma estrutura de concreto armado anti-sísmica foi assentada em poços de profundidade média.